Araxá

Casos suspeitos de sarampo são investigados em Araxá

Segundo a secretaria de Saúde, dois casos estão sendo apurados pela Vigilância Epidemiológica que aguarda exames laboratoriais.

25/09/2019 20h09Atualizado há 1 semana
Por: Expresso Notícia
Fonte: G1
Casos estão sendo apurados pela Vigilância Epidemiológica — Foto: Reprodução/TV TEM
Casos estão sendo apurados pela Vigilância Epidemiológica — Foto: Reprodução/TV TEM

Dois casos suspeitos de sarampo estão sendo investigados em Araxá. A informação foi confirmada pela secretaria de Saúde nesta quarta-feira (25). Os casos estão sendo apurados pela Vigilância Epidemiológica que aguarda exames laboratoriais para conclusão.

A secretaria de Saúde reforçou que a cidade tem vacinas para atender a população em todas as Unidades Básicas de Saúde. O G1 entrou em contato para saber mais informações sobre os casos e aguarda retorno.

Minas Gerais

Desde o início de 2019, segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) foram notificados 1107 casos suspeitos de sarampo em 183 municípios no estado de Minas Gerais. Destes, 448 foram descartados, 593 estão sob investigação e 26 casos foram confirmados.

Dos confirmados, nove casos são em Uberlândia, sete em Belo Horizonte, três em Juiz de Fora, dois em Ribeirão da Neves, além de Betim, Itaúna, Muriaé, Pedralva e Unaí com um caso confirmado em cada cidade.

A maioria está relacionada à importação do vírus de doentes que estiveram no estado de São Paulo ou por contato direto com quatro doentes paulistas provenientes das cidades de São Paulo, Jundiaí-SP, São Bernardo do Campo e Araras. A exceção deste tipo de vínculo foi para os casos das cidades de Betim, Ribeirão das Neves, Unaí e Muriaé, onde não foram identificadas as origens de contato dos doentes.

Quem deve vacinar contra o sarampo?

Dose zero: devido ao aumento de casos de sarampo em alguns estados, todas as crianças de 6 meses a menores de 1 ano devem ser vacinadas (dose extra).

Primeira dose: crianças que completarem 12 meses (1 ano).

Segunda dose: aos 15 meses de idade, última dose por toda a vida.

Adulto deve se vacinar contra o sarampo?

Tomou apenas uma dose até os 29 anos de idade:

Se você tem entre 1 e 29 anos e recebeu apenas uma dose, recomenda-se completar o esquema vacinal com a segunda dose da vacina;

Quem comprova as duas doses da vacina do sarampo, não precisa se vacinar novamente.

Não tomou nenhuma dose, perdeu o cartão ou não se lembra?

De 1 a 29 anos: são necessárias duas doses;

De 30 a 49 anos: apenas uma dose.

Grávidas podem tomar a vacina contra o sarampo?

A vacina é contraindicada durante a gestação pois são produzidas com o vírus do sarampo vivo, apesar de atenuado. A gestação tende a diminuir a imunidade da mulher, o que deixa o sistema imunológico mais vulnerável e, por isso, a vacina pode desenvolver a doença ou complicações.

O recomendado pelo Ministério da Saúde é que a mulher que faça planos de engravidar tome todas as doses da vacina antes, podendo esta ser a tríplice ou a tetra viral, e mantenha toda a rotina prevista no Calendário Nacional de Vacinação atualizada, para se proteger e proteger o bebê.

Entenda o sarampo

Segundo a SES-MG, o sarampo é uma doença viral, infecciosa aguda, grave, transmissível, altamente contagiosa e comum na infância. Cursa inicialmente com febre, exantema (manchas avermelhadas que se distribuem de forma homogênea pelo corpo, com direção cabeça-membros), sintomas respiratórios e oculares.

No quadro clínico clássico as manifestações (além da presença de febre e exantema maculopapular) incluem tosse, rinorreia (rinite aguda), conjuntivite (olhos avermelhados), fotofobia (aversão à luz) e manchas de koplik (pequenos pontos esbranquiçados presentes na mucosa oral).

A transmissão ocorre de pessoa a pessoa por meio de secreções presentes na fala, tosse, espirros ou até mesmo respiração. Na presença de pessoas não imunizadas ou que nunca apresentaram sarampo, a doença pode manter-se em níveis endêmicos, produzindo epidemias recorrentes.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
AraxáAraxá - MG Araxá é um município brasileiro do estado de Minas Gerais, na mesorregião do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Sua população estimada pelo IBGE em 2018 era de 105 083 habitantes.
banner 300x600
Plantão
PARK
Municípios
CENTER
Bem Estar
Últimas notícias
Cacec
Nonato
Mais lidas
Elias Publicitário
Drogatel
Domingos
Custo x Beneficio
Reporter