Expresso FM
Romaria

Mais de 150 mil fiéis devem passar por Romaria para a Festa de Nossa Senhora da Abadia

Expectativa é de que cerca de 10 mil pessoas passem diariamente pela cidade até dia 14, além de 70 mil no dia do encerramento.

07/08/2019 20h05Atualizado há 1 semana
Por: Expresso Notícia
Fonte: G1
Igreja Nossa Senhora da Abadia Romaria noite — Foto: Reprodução/TV Integração
Igreja Nossa Senhora da Abadia Romaria noite — Foto: Reprodução/TV Integração

A festa em louvor à Nossa Senhora da Abadia em Romaria reúne milhares de fiéis por dia na cidade e atrai peregrinos de todo Triângulo e Alto Paranaíba. A expectativa é de que, até o dia 14 de agosto, cerca de 10 mil pessoas passem diariamente pelo Santuário.

Já no dia 15, data que homenageia a santa, a previsão é de que cerca de 70 mil pessoas compareçam no encerramento da festa. As estimativas são da secretária do Santuário e da Prefeitura.

Nesta terça-feira (6) iniciou a novena honra à Nossa Senhora da Abadia. O terço será rezado todos os dias às 18h30, no Santuário, até o dia 14 de agosto. E a Santa Missa é celebrada diariamente às 19h.

Neste ano, além das tradicionais missas diárias no Santuário, haverá programação como missa campal sertaneja e desfile de carro de boi.

No dia 15, a celebração completa 149 anos, com missas no Santuário e no oratório do Beato Eustáquio em diversos horários, além de leilão de gado às 12h. Na data também haverá o encerramento da Festa de Nossa Senhora da Abadia com missa presidida pelo arcebispo metropolitano de Uberaba Dom Paulo Mendes Peixoto. Ainda haverá procissão luminosa e coroação da imagem da santa pelas famílias Faleiros e Stein. Em seguida, encenação da subida de Nossa Senhora ao céu e queima de fogos.

Apoio

Para que os fiéis possam realizar sua peregrinação até o local para fazer os pedidos e agradecer por bênçãos recebidas , voluntários montaram barracas de apoio às margens da rodovia BR-365. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) autorizou a instalação de 15 barracas na rodovia entre Uberlândia e Patos de Minas para prestar assistência aos romeiros durante o trajeto.

Confira a programação completa.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.